:: CUPUAÇU :: AÇAÍ :: COPAÍBA :: ANDIROBA :: AYAHUASCA :: VACINA DO SAPO :: MAIS CASOS...

O CASO DO CUPUAÇU

O Cupuacu (Theobroma Grandiflorum) é uma árvore de porte pequeno a médio que pertence à mesma família do Cacau e pode alcançar até 20 metros em altura. A fruta de Cupuaçu foi uma fonte primária de alimento na floresta Amazônica tanto para as populações indígenas, quanto para os animais. Essa fruta tornou-se conhecida por sua polpa cremosa de sabor exótico. A polpa é usada no Brasil inteiro e no Peru para fazer sucos, cremes de sorvete, geléia e tortas. Amadurece nos meses chuvosos de janeiro a abril e é considerada uma delicadeza na culinária de cidades sul americanas onde a demanda ultrapassa o estoque.

Uso tradicional
Povos indígenas assim como comunidades locais ao longo do Amazonas cultivaram Cupuaçu como uma fonte primária de alimento desde gerações. Nos tempos antigos, sementes de Cupuaçu foram negociadas ao longo do Rio Negro e Orinoco onde o suco de Cupuaçu, depois de ser abençoado por um pajé foi utilizado para facilitar nascimentos difíceis. O povo Tikuna utiliza as sementes do Cupuaçu para dores abdominais.


Potencial econômico - Chocolate de Cupuaçu
O valor relativamente alto do mercado da polpa da fruta ($ 2 - 4 por kg), usada para a produção de produtos frescos, faz o cultivo de árvores de cupuaçu mais e mais atraente.
Além do mais, as características semelhantes ao cacau (Theobroma cacao L.) permite que, além da produção da polpa, as sementes de T. grandiflorum (ca. 20 % de peso fresco) possam ser usadas também para fabricar um tipo de chocolate .
Existem iniciativas em várias regiões do Brasil para desenvolver o chocolate de cupuaçu, também chamado de "cupulate".
No Japão este Chocolate já está sendo produzido e comercializado.
Somente no primeiro quadrimestre do ano 2002, o Amazonas exportou 50 toneladas de sementes de cupuaçu para o Japão.
A expectativa é de que os japoneses comprem aproximadamente 200 toneladas de sementes de cupuaçu para beneficiamento no ano que vem. Novamente, assumimos, ou pior, incentivamos o insignificante papel de exportadores de matéria prima.

fruta do Cupuaçu... beneficiamento ... secando as sementes...

clique para aumentar

clique para aumentar

clique para aumentar

Cupulate - Invenção de empresas Japonesas e Americanas?
Existem várias patentes sobre a extração do óleo da semente do cupuaçu e a produção do chocolate de cupuaçu (veja tabela abaixo). Quase todas as patentes registradas pela empresa ASAHI Foods Co., Ltd. De Kyoto, Japão.
O suposto inventor, Sr. Nagasawa Makoto é ao mesmo tempo diretor da Asahi Foods e titular da empresa americana "Cupuacu International Inc.", que possui outra patente mundial sobre a semente do Cupuaçu. (clique aqui para o homepage da Cupuaçu International Inc. )

Leia aqui o histórico da invenção do CUPULATE pela EMBRAPA.

Cupuaçu e Cupulate - Marcas registradas no Japão, na Europa e nos EUA
Alem destas patentes, a ASAHI Foods Co., Ltd. registrou o nome "cupuaçu" como marca registrada para varias classes de produtos (incluindo chocolate) no Japão, na União Européia e nos Estados Unidos.
Obtivemos noticias que, na Alemanha os advogados da ASAHI Foods Co., Ltd. ameaçaram com multas de 10.000 $ uma empresa que comercializa geléia de cupuaçu (um outro detentor da marca "cupuaçu") por causa do uso do nome "cupuaçu" no rótulo da geléia.
A pesar da palavra”Cupuaçu”, a ASAHI Foods Co., Ltd. registrou ainda como sua marca a palavra “cupulate” na União Européia e no Japão.

Clique aqui para a consulta das marcas comunitarias (União Européia).
(teclar Cupuaçu ou Cupulate e apertar "Buscar")


Enfim, existe uma disputa sobre os direitos do uso da palavra "cupuaçu" para determinados produtos. Estudando as possibilidades de exportar bonbons e outros produtos do cupuaçu para a Alemanha, a Amazonlink.org foi orientada para que a palavra cupuaçu não aparecesse em hipótese alguma.

PATENTES SOBRE O CUPUAÇU
Registrado por
Registrado
onde
Data de publicação
Titulo
Numero
(Clique o numero para mais informação fornecida pela esp@cenet)
The Body Shop International Pic* Reino Unido 05/08/1998 COSMETIC COMPOSITION COMPRISING CUPUACU EXTRACT
(Composição cosmética incluindo extrato de Cupuaçu)
GB 2321644A
Asahi Foods Co., Ltd* Japão 30/10/2001 LIPIDS ORIGINATING FROM CUPUAÇU, METHOD OF PRODUCING THE SAME AND USE THEREOF
(Gordura do Cupuaçu - método para produzir e uso)
JP 2001299278
Asahi Foods Co., Ltd* Japão 18/12/2001 OIL AND FAT DERIVED FROM CUPUACU - THEOBROMA GRANDIFLORUM SEED, METHOD FOR PRODUCING THE SAME AND ITS USE
(Óleo e gordura derivados da semente do cupuaçu - theobroma grandiflorum, método para produzi-lo e )
JP2001348593
Asahi Foods Co., Ltd* União Europeia 03/07/2002 FAT ORIGINATING IN CUPUASSU SEED, PROCESS FOR PRODUCING THE SAME AND USE THEREOF
(Produção e uso da gordura da semente do Cupuaçu)
EP 1219698A1
Asahi Foods Co., Ltd* OMPI - mundial 03/07/2002 FAT ORIGINATING IN CUPUASSU SEED, PROCESS FOR PRODUCING THE SAME AND USE THEREOF
(Produção e uso da gordura da semente do Cupuaçu)
WO0125377
Cupuacu International Inc* OMPI - mundial 17/10/2002 CUPUA SEED-ORIGIN FAT, PROCESS FOR PRODUCING THE SAME AND USE THEREOF
(Produção e uso da gordura da semente do Cupuaçu)
WO02081606

 

*Não sabemos se, ou até que grau o termo biopirataria se aplica para cada um dos detentores de patentes e marcas aqui mencionados. Porém, consideramos questionável a pratica de patenteamento de plantas e cultivares tradicionalmente usadas pelas comunidades da Amazônia e o registro de seus nomes como marcas e convidamos os detentores destes direitos a se justificarem através de um comentário.
A Amazonlink.org por sua vez, não se responsabiliza por quaisquer erros ou omissões nas informações fornecidas nesse site.

 


CUPUAÇU | AÇAÍ | ANDIROBA| COPAÍBA | AYAHUASCA | VACINA DO SAPO | MAIS CASOS...
BIOPIRATARIA - APRESENTAÇÃO
| PERGUNTAS FREQUENTES | FATOS HISTÓRICOS | LINKS | SEU COMENTÁRIO