Cultivando Diversidade
  GD-Home 

english | português | español | français

 
 
Workshop Internacional sobre o Manejo Local da Agrobiodiversidade
de 9 a 19 de maio 2002, Rio Branco-Acre

HOME | APRESENTAÇÃO | ACOMPANHE O EVENTO ON-LINE | CONTATO/COMENTÁRIO

ACOMPANHE O EVENTO ON-LINE
>>voltar

<< dia anterior próximo dia>>
09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19
Sexta-feira , 10 de Maio de 2002

Na parte da manhã os grupos da América Latina apresentaram suas experiências locais. Cada um dos representantes contou suas conquistas, dificuldades e perspectivas de seu trabalho.


Santiago / Peru

Ezequiel / Bolivia

Paola / Brasil

Toninho / Brasil

A enorme agrobiodiversidade do continente americano ficou em evidência nas dezenas de variedades locais que os grupos estão resgatando em suas experiências. Esta diversidade surpreendeu em alguns casos os participantes africanos, que perguntaram como era possível que as comunidades da Bolívia manejaram cem variedades de batata.

O respeito para a mãe terra , a "Pachamama" estava no centro de todas as apresentações.

Conheça a Experiência: Casa das Variedades Crioulas (79kb).
Clique aqui para mais informação sobre as experiências da América Latina em esopanhol.


Santander / Colombia

Esteban / Equador

À tarde ocorreu o primeiro painel sobre “Controle local sobre a gestão da biodiversidade” que foi moderado por uma representante das Filipinas e que contou com as contribuições de painelistas de Bangladesh, das Filipinas, do Brasil e da Nicarágua. Os expositores contaram suas próprias experiências no controle local da biodiversidade e deram exemplos concretos, variando desde o desenvolvimento de modelos de gestão local até a criação de alternativas próprias para a certificação orgânica dos produtos, passando pelos vários sistemas baseados na diversidade.

Com esta base, foi aberto um debate ao público sobre os desafios que continuarão em pauta durante os próximos dias da conferência: os caminhos que as organizações de agricultores precisam correr, o papel das ONGs, a importância de uma Sociedade Civil mobilizada e comprometida com a construção de alianças e a relação com os processos de globalização e avanços do neoliberalismo pelo mundo afora ...

   
{short description of image}

HOME | APRESENTAÇÃO | ACOMPANHE O EVENTO ON-LINE | CONTATO/COMENTÁRIO