Couro Vegetal
É um material à base de látex natural, extraído das seringueiras nativas da floresta amazônica e confeccionado pelo processo tradicional dos seringueiros em suas moradas na floresta.

Do "Encauchado"ao Couro Vegetal
Os seringueiros desde inicio aproveitaram o látex para confeccionar artigos para o próprio uso como a bolsa "capanga", os sapatos de seringa e o saco encauchado:
O procedimento do saco encauchado deu origem ao Couro Vegetal, um tecido de algodão banhado em látex, defumado e vulcanizado em estufas especiais.

Maior agregação de valor
A produção das lâminas de Couro Vegetal permite uma maior agregação de valor na colocação do seringueiro, comparado com os métodos tradicionais de beneficiamento do látex: Antes o seringueiro ganhou cerca de 1,50R$ por quilo de borracha seca, utilizando 3,3 litros de látex. Hoje ele ganha, R$ 3,00 para cada lâmina de Couro Vegetal, utilizando 1,3 litros de látex por lâmina.

Qualidade e inocuidade ecológica
Pesquisas foram feitas no sentido de melhorar a durabilidade e qualidade do Couro Vegetal a fim de atender às exigências do mercado.
Hoje o Couro Vegetal é um material de boa qualidade, internacionalmente reconhecido como um produto ecologicamente inócuo. A comercialização dos produtos de Couro Vegetal se tornou um motivo de esperança para a melhoria da vida dos Seringueiros, sua permanência na floresta e o desenvolvimento sustentável da Amazônia.


Lâminas de Couro vegetal


   
{short description of image}  HOME | QUEM SOMOS | OS SERINGUEIROS | COURO VEGETAL | PRODUTOS | CONTATO